Endividamento alcança maior resultado dos últimos 11 meses em abril

Em abril, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor - PEIC cresceu 0,8 ponto percentual na variação mensal, passando de 68,7% (referente a março) para 69,5% de endividados em Palmas. Este é o maior resultado desde o mesmo mês do ano passado, quando foi percebido o endividamento entre 69,9% dos entrevistados.

grafico_total_endividados_1.png

Já a inadimplência sofreu queda, passando de 11,7% em março para 11,4% em abril. “Isso mostra que há um esforço por parte dos palmenses em pagar as contas até a data do vencimento, minimizando, assim, os atrasos e o pagamento de juros”, explica a assessora econômica da Fecomércio Tocantins, Fabiane Cappellesso.

Porém, entre os consumidores que ultrapassaram a data do vencimento das contas, o atraso chega a 48,1 dias. Em relação ao tempo em que estão comprometidos com as dívidas, ou seja, a duração dos parcelamentos, é de aproximadamente 8,3 meses. E, para o mês de abril, a parcela da renda mensal destinada ao pagamento de contas foi de 33,5%, um aumento mensal de 0,4 ponto percentual.

O ranking das principais dívidas continua liderado pelo cartão de crédito (77,1%), seguido por financiamento de carros (23,8%) e carnês de lojas (21,1%). A pesquisa é realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - CNC, em parceria com a Fecomércio Tocantins, e está disponível na íntegra para download em: https://bit.ly/2PSuJ1u.

(Ascom Fecomércio Tocantins, com informações da CNC)

 

Problemas com a imagem

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Varejista de Móveis, Artigos de Colchoaria, Tapeçaria e Decorações do Estado do Tocantins

  • Endereço:
    Rua Joaquim Gava 95-B Jardim América Araguaína-TO
  • CEP: 77805-206
  • Processo: 425
  • Telefone(s): (63) 3412-3619
    Fax:
  • Email contato: sicomov@hotmail.com
  • Presidente:
    ANSELMO JOSÉ MARTINS DA SILVA MORAES